Logo tour Trips
Logo tour Trips

 





Se você já se decidiu pelo Brasil, aqui encontrará informações muito importantes que o vão ajudar a planejar a sua viagem e a evitar surpresas ao chegar.


    PASSAPORTES E VISTOS:
    Os vistos são concedidos pelos consulados brasileiros no exterior. Cidadãos de países integrantes do Mercosul não precisam de visto para entrar no Brasil, basta passaporte ou documento de identidade válidos. 
    Exigências:
    1. Cada viajante deve preencher seu próprio Formulário de Pedido de Visto, inclusive menores de 18 anos.
    2. Pagamento de taxa, que varia conforme o tipo de visto e tempo de permanência.
    3. Passaporte deve ter pelo menos seis meses de validade, a contar do momento do pedido de visto.
    4. Foto 3x4 ou 5x7 recente e em fundo branco.
    5. Menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis devem apresentar autorização com assinatura de ambos.

    Orientações para cidadãos espanhóis:

    Conforme instrução passada aos postos no exterior, os requisitos a serem cumpridos para a entrada de turistas espanhóis no Brasil, em estrita reciprocidade ao exigido de cidadãos brasileiros, são os seguintes: 
    a) passaporte válido;
    b) bilhete aéreo de ida e volta (a data da volta deve estar marcada); 
    c) comprovação de meios económicos suficientes para a manutenção durante o período de permanência no Brasil. Essa quantia deve corresponder a, pelo menos, cerca de 65€ diários e ser comprovada, por exemplo, mediante a apresentação de cartão de crédito e de sua última factura, para que possa ser verificado o seu limite;
    d) em caso de hospedagem em hotel: documento comprovativo de reserva paga em hotel, ou
    e) em caso de estadia em residência: carta-convite de um particular residente na cidade brasileira de destino, informando a duração da estadia e com assinatura do declarante autenticada em cartório (brasileiro), acompanhada de comprovativo de residência emitido em seu nome. (Obs: não há formulário específico de carta-convite, basta a declaração do interessado que contenha as informações acima)

    Viajantes em negócios deverão apresentar documentos comprovativos das actividades a serem desempenhadas nessa condição durante sua estada no Brasil; caso não seja possível receberão o mesmo tratamento de turistas. 
    Em caso de dúvidas, entre em contacto com o Consulado Brasileiro mais próximo de você.

    Países que não necessitam de visto para permanência por até 90 dias:

    África do Sul, Alemanha, Andorra, Argentina, Áustria, Bahamas, Barbados, Bélgica, Bolívia, Bulgária, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Filipinas, Finlândia, França, Grã-Bretanha/UK, Grécia, Guatemala, Honduras, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Macau, Malásia, Marrocos, Mónaco, Namíbia, Noruega, Nova Zelândia, Ordem S. M. Malta, Países Baixos/Holanda, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, República da Guiana, República Tcheca, San Marino, Suécia, Suíça, Suriname, Tailândia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Turquia, Uruguai, Venezuela e Vaticano.

    Países com obrigatoriedade de visto de entrada:


    Afeganistão, Albânia, Angola, Antígua e Barbuda, Arábia Saudita, Argélia, Armênia, Austrália, Azerbaijão, Bangladesh, Bareine, Belarus, Belize, Benin, Bósnia, Botsuana, Brunei, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Cameroun, Camboja, Canadá, Catar, Cazaquistão, Chade, China, Chipre, Cingapura, Comores, Congo, República Democrática do Congo, Ilhas Cook, Coréia do Norte, Costa do Marfim, Cuba, Djibuti, Dominica, Egito, El Salvador, Emirados Árabes, Eritréia, Estados Unidos, Estônia, Etiópia, Ilhas Fiji, Gabão, Gâmbia, Gana, Geórgia, Granada, Guiné, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Haiti, Hong Kong, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Iugoslávia/Sérvia e Montenegro, Jamaica, Japão, Jordânia, Ilhas Kiribati, Kuwait, Laos, Lesoto, Letónia, Líbano, Libéria, Líbia, Lituânia, Macedónia, Madagáscar, Malaui, Ilhas Maldivas, Mali, Malta, Ilhas Marianas, Ilhas Marshall, Ilhas Maurício, Mauritânia, México, Micronésia, Moçambique, Moldávia, Mongólia, Myannar, Nauru, Nepal, Nicarágua, Níger, Nigéria, Omã, Palestina, Papua/Nova Guiné, Paquistão, Quênia, Quirguízia, República Dominicana, Romênia, Ruanda, Rússia, Ilhas Salomão, Samoa Ocidental, Santa Lúcia, São Cristóvão e Príncipe, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Ilhas Seychelles, Síria, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Tadjiquistão, Tanzânia, Timor Leste, Togo, Tonga, Turcomenistão, Ilhas Tuvalu, Ucrânia, Uganda, Uzbequistão, Vanuatu, Vietnã, Zâmbia e Zimbábue.

    Em caso de dúvidas, entre em contato com oConsulado Brasileiro mais próximo de você.

HABILITAÇÃO PARA DIRIGIR
- Turista habilitado no exterior pode dirigir no Brasil se a estadia for menor que 180 dias.
- O condutor deve portar carteira de habilitação estrangeira e documento de identidade válidos.
- Para estadias maiores, o condutor deverá obter uma habilitação brasileira correspondente à sua estrangeira.
- O turista estrangeiro condutor é imputável pela legislação brasileira.

Consulte aqui legislação para estrangeiros.

MOEDA E CÂMBIO
A unidade monetária do Brasil é o Real (R$).
Reais e travellers checks podem ser trocados em bancos, agências de viagens e hotéis autorizados.
O câmbio é publicado diariamente em jornais e sites especializados.
Faça a conversão de moeda

VACINAÇÃO

A febre amarela é uma doença transmitida pela picada de mosquito e é recomendável vacinar-se contra ela pelo menos 10 dias antes de viajar a determinados locais. 
O Brasil exige certificado internacional de vacinação contra a Febre Amarela para turistas de alguns países: Angola, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, Colômbia, Equador, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné Bissau, Guiana Francesa, Libéria, Nigéria, Peru, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Sudão, Venezuela e Zaire.
É importante lembrar que quase todo o litoral brasileiro é considerado sem risco de contração da doença. Essa área vai do Rio Grande do Sul ao Piauí, com exceção do norte do Espírito Santo e do sul da Bahia.
- Em caso de dúvidas, consulte aqui o Consulado Brasileiro mais próximo.

VOLTAGEM E PADRÃO DE TOMADA ELÉTRICA


A voltagem no Brasil varia entre 110V e 220V 60Hz, conforme a região.

Confira na lista a distribuição da voltagem elétrica pelo país:

Tensão 110V: 
Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo

Tensão 220V: 
Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins.

Adaptadores de tomada não alteram a voltagem, apenas permitem a conexão com o aparelho.

TELEFONES ÚTEIS


Corpo de Bombeiros 193 
Defesa Civil 199
Polícia Civil 197
Polícia Militar 190 
Pronto-Socorro 192

O código internacional de ligação para o Brasil é +55.

  • Para ligações interurbanas no país: 0 + código operadora + código da cidade +  telefone de destino.
  • Para ligações a cobrar basta alterar o 0 para 90 no começo da ligação.
  • Para ligações internacionais a partir do Brasil: 00 +  código operadora + código país + telefone de destino.

Para ligar para telefones de serviço (900, 0800, 0900, 0300, 800) não é preciso discar o número da operadora.

O valor das ligações varia de acordo com a operadora escolhida.

Lista de códigos das cidades brasileiras

 

IDIOMA E CLIMA


O idioma nacional é o Português, mas o sotaque e a entonação são um pouco diferentes do que se ouve em Portugal e outros países de Língua Portuguesa. 

Em alguns locais, especialmente na região Sul, há também muitos brasileiros descendentes de imigrantes que falam o alemão e o italiano. 

O Brasil tem climas para todos os gostos, graças a sua grande extensão territorial, aliada a fatores como altitude, pressão e proximidade com o oceano.

A média de temperatura anual é de 28ºC na região Norte e de 20ºC no Sul. O inverno brasileiro acontece entre os meses de maio e setembro e, em algumas cidades do Sul e Sudeste, as temperaturas chegam a menos de 0ºC, com geadas e neve. Já no verão, é possível desfrutar de um calor de 40ºC no Rio de Janeiro, por exemplo. O verão no Brasil é o melhor período para ir à praia, beber água de coco, mergulhar no mar e se bronzear. 

Independentemente da estação, é sempre bom trazer na mala casaco e calça comprida, porque o tempo pode mudar de repente em algumas localidades, principalmente em regiões serranas e litorâneas.

OPERADORAS DE TELEFONIA


O funcionamento de um celular estrangeiro no Brasil depende da tecnologia utilizada e da compatibilidade com operadoras brasileiras.

As tarifas de utilização do serviço variam conforme as operadoras.

Confirme com sua operadora as condições para uso de celular no Brasil.