Logo tour Trips
Logo tour Trips

 





facebook tour Trips twittertour Trips

Tour Virtual 360 Cachoeira Pedra Branca - Paraty - RJ


    Sobre a Cidade

    Paraty é um município no litoral oeste do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Bela cidade colonial considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

    O nome vem do termo tupi homônimo que significa "peixe branco" (referindo-se a uma espécie de tainha, a Mugil curema, que abunda na região). Ao longo dos anos, a grafia teria mudado de Pira'ty para Paraty e, finalmente, Parati.

    Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas. As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente.

    A cidade foi, durante o período colonial brasileiro (1530-1815), sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré, sendo conhecida, como a "Veneza Brasileira".

    Paraty possui cerca de cinquenta bairros e localidades. Os mais populosos são o Parque da Mangueira, com cerca de 7 000 moradores e Ilha das Cobras, que tem cerca de 2 000 habitantes.


    Quando Ir ?
    Quando estamos falando do litoral do Rio de Janeiro o ideal é ir no verão para curtir suas praias e cachoeiras mas Paraty é uma cidade histórica que tem programação para o ano todo. Escolha as que mais se identifica e divirta-se ! !

    Temos a Flip (Festa Literária Internacional) que é um dos maiores e mais importantes eventos literários do mundo, que acontece entre os meses de julho e agosto. Reservar a hospedagem e comprar os ingressos para as palestras com antecedência é fundamental.

    Durante o último final de semana de agosto rola o Festival da Cachaça, que reúne as melhores Pingas de Alambique da região.

    Desde seus primórdios que Paraty é uma cidade tradicionalmente católica, organizando e festejando anualmente cerca de 23 festas de cunho religioso, sendo as mais importantes: a Festa do Divino, a Festa e Procissão marítima de São Pedro, Corpus Christi, a Festa de Santa Rita, a Festa de N.S. dos Remédios - Padroeira da Cidade - e a Semana Santa.

    A Festa do Divino é uma combinação perfeita de simbologia, música e cores, que atrai milhares de visitantes na baixa temporada. As comemorações acontecem 50 dias depois da Páscoa.

    Comemorações da Semana Santa na cidade histórica de Paraty mantêm tradições que datam dos séculos XVII e XVIII, ocasião em que podem ser admiradas imagens e peças sacras com mais de 300 anos de existência
    O que Levar ?
    Uma viagem começa pelo planejamento, pois isso diminui o risco de ocorrer os imprevistos e acabar esquentando sua cabeça com probleminhas que poderiam ser evitados, lembre-se você está aqui para se divertir. Antes de qualquer coisa dê uma olhadinha na aba Previsão do Tempo de Paraty na época que você estiver pensando em viajar para cá; para que você tenha uma noção mais apurada de quais os tipos de roupas trazer consigo. Visto a Previsão do tempo, vamos sugerir a você o que colocar na mala:

    1) Como estamos no litoral do Rio de Janeiro o ideal é que leve roupas leves e frescas, como blusinhas de alça, shorts, bermudas, chinelos e sandálias confortáveis. Tênis também são bem vindos.

    2) Não esqueça os pares de biquínis, maiôs, sungas e as famosas cangas para arrasar na praia.

    3) Leve sempre shampoo, condicionador, repelente, perfume, óleo bronzeador e principalmente o protetor solar, para pele não ser castigada pelo sol.

    4) Para os passeios à noite, leve um conjunto de roupa mais sociais principalmente se quiser ir a restaurantes.

    5) Uma dica bem legal é sempre trazer roupas de cores neutras e que podem combinar entre si e com outras peças, assim você consegue montar outros visuais com poucas roupas, e economizar espaço na mala.

    6) Como imprevistos sempre acontecem e as noites do litoral do Rio de Janeiro costumam esfriar não se esqueçam de separar um casaquinho por precaução.

    O que Fazer ?
    Quem viaja à Paraty conta com uma diversidade enorme de passeios e atrativos culturais para realizar durante a viagem.
    Para começar, a parte mais encantadora da cidade é o seu Centro Histórico, que reserva descobertas incríveis e cenários coloniais preservados que nos fazem imaginar como a cidade era durante a descoberta do Brasil. Ainda por essas bandas, aproveite para conhecer o Teatro espaço, que apresenta semanalmente o Teatro de Bonecos, um espetáculo encantador do grupo Contadores de Estórias dá vida a bonecos de pano e espuma.
    A Igreja de Santa Rita dos Pardos Libertos também é um dos lugares mais encantadores do Brasil. Um dos cartões postais mais famosos de Paraty, a igreja é a mais antiga da cidade e foi erguida em 1722, de frente para o mar. A construção em pedra e cal retrata em sua fachada a suntuosidade do estilo barroco, com caprichados acabamentos em cantaria e em madeira.

    Se você está a fim de curtir as lindas praias de Paraty, então não deixe de conhecer Ilha Comprida, uma das mais lindas do litoral Carioca. Em si, não é uma praia, pois não tem faixa de areia, parece mais um aquário gigante e de águas cristalinas mas se você quer se deliciar em uma praia com larga faixa de areia então conheça a Praia da Lula, que tem areias claras e mar calminho de águas cristalinas. Boa para banhos, a praia tem canto de pedras indicado para a prática de snorkeling.
    Outro lugar encantador é o Saco de Mamanguá, que só tem acesso por passeio de barco. A mata preservada, os manguezais, a cachoeira e as formações rochosas fazem da paisagem intocada e em área de proteção uma das mais admiradas da região. O barco parte de Paraty Mirim e, antes de chegar ao fundo do saco, navega por um braço de mar de oito quilômetros que forma um fiorde - único do país.

    As cachoeiras também são lindíssimas e dignas de visita. Considerada uma das cachoeiras mais bonitas de Paraty, Pedra Branca é formada por duas quedas que terminam em piscinas naturais rodeadas por pedras. Boa para banho, ela atrai muitos turistas. A área guarda ruínas de uma antiga usina hidrelétrica e conta com infraestrutura de bar.
    Há muitos outros lugares encantadores em Paraty que valem muito a pena serem desbravados, por isso, durante sua viagem, não perca tempo, visite o máximo de lugares que você conseguir, você não vai se arrepender.

    Previsão do Tempo

    Paraty pertence à Região da Costa Verde, sul do Estado do Rio de Janeiro, entre as Coordenadas Geográficas 23º56'26" (S) e 46º19'47" (W)

    Dados Básicos de Paraty

    Estado: Rio de Janeiro
    Região: Sudeste
    População: 29.544 habitantes
    DDD: (24)

    Maiores Informações

    Turismo / Ecoturismo:
    Atividades de ecoturismo: Cavalgada, Rapel, Trekking 

    Clima
    Clima Tropical Úmido  

    Vegetação
    O revestimento florístico municipal é dos melhores da região, encontrando-se madeiras de lei como cedro, canela rosa e parda, jacarandá, peroba, urucurana, óleo vermelho, jataí, saranguaji, e um respeitável número de espécimes medicinais e grandes variedades de orquídeas originais e exóticas. 

    Relevo
    O relevo é formado de uma parte montanhosa e de uma baixada descontínua, ao longo do litoral. As elevações mais notáveis são as Serras Geral e de Paraty, esta última, nos limites com o Estado de São Paulo, com o ponto culminante a 1.700 m, destacando-se no território municipal, as seguintes ramificações: Pedra Azul e Independência, além de outras de menor importância. A baixada se constitui de estreitas planícies, formadas pela sedimentação de depósitos que a chuva e os rios trazem da serra e de depósitos marinhos. Os Picos, situados na extremidade Sul de Paraty: do Cairuçú com 1070 metros de altitude; Coscuzeiro com 1277 metros; Morro do Papagaio com 1042 metros; Morro da Forquilha com 942 metros e Morro dos Três Picos.

    Economia
    O município, de grande importância para a economia estadual, tem, na agricultura, pesca e turismo, os seus suportes financeiros.

    Comércio
    Informações turísticas:

    Prefeitura Municipal: +55 (24) 3371-9900
    Rodoviária: +55 (24) 3371-1224
    Hospital: +55 (24) 3371-1623 / 3371-1377

    Principais Distâncias de Angra dos Reis
    Rio de Janeiro: 236 Km
    São Paulo: 330 km
    Cunha: 47 km
    Ubatuba: 73 km
    Angra dos Reis: 00 km