Logo tour Trips
Logo tour Trips

 





facebook tour Trips twittertour Trips

Tour Virtual 360 Casa dos Contos - Ouro Preto - MG


    Sobre a Cidade

     

    A Cidade de Ouro Preto recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, e não é a toa, pois a cidade tem um dos maiores conjuntos arquitetônicos do barroco brasileiro, conservando ainda através do IPHAN preciosidades como as igrejas de São Francisco de Assis, considerada uma obra prima e única de Aleijadinho; e a Nossa Senhora do Pilar, ornamentada em seu interior com mais de 400 quilos de ouro. 

    A cidade ainda conserva em meio às ladeiras de paralelepípedo que permeiam toda a antiga Vila Rica, Igrejas, Capelas, chafarizes, e Museus e um belo casario colonial que guardam e contam histórias dos séculos 17 e 18, épocas da pujança das minas e da Inconfidência Mineira.

     

    Quando Ir ?

     

    Para quem quer conhecer com tranquilidade a cidade, o ideal sempre é ir em épocas fora de feriadões e datas festivas religiosas, agora quem prefere o “Agito” aí a coisa muda de figura, pois ir para Ouro Preto no Carnaval é bem movimentado, com blocos de carnaval de estudantes, e muita gente bonita, outra data e a festa do doze em Outubro com ruas decoradas e animadas tanto de dia como de noite.

    O que Levar ?

     

    Uma viagem começa pelo planejamento, pois isso diminui o risco de ocorrer os imprevistos e acabar esquentando sua cabeça com probleminhas que poderiam ser evitados, lembre-se você está aqui para se divertir. Antes de qualquer coisa dê uma olhadinha na aba Previsão do Tempo na época que você estiver pensando em viajar para cá; para que você tenha uma noção mais apurada de quais os tipos de vestimentas trazer consigo. Visto a Previsão do tempo, vamos sugerir a você o que colocar na mala:

    1) Procure levar algumas roupas mais sociais caso você queira conhecer alguns dos restaurantes de luxo disponíveis na cidade

    2) O look ideal para os passeios diurno na rua mesmo, são shorts e blusinhas frescas, tênis e sandalias.

    3) Lembre-se que Ouro Preto é cercade por um muitos morros, e a noite normalmente esfria, por conta disso, então não se esqueça de trazer um casaquinho na mala, vai que...

    4) Para economizar espaço na mala, dê preferência para roupas que não amassam assim você não gasta com lavanderias que passam as roupas e ganha tempo, evite trazer roupas estampadas, pois elas te deixam identificável pois chama atenção e caso você precise repetir a peça vai ser um visual fácil de lembrar.

    5) Uma dica bem legal é sempre trazer roupas de cores neutras e que podem combinar entre si e com outras peças, assim você consegue monta outros visuais com poucas roupas, e economizar espaço na mala.

    6) Em sua mala de mão leve apenas os acessórios e itens básicos como repelente, máquina digital, medicamentos, protetor solar, entre outras coisas.

    O que Fazer ?

     

    Impossível não voltar no tempo quando se visita Ouro Preto, pois entre uma subida e outra, você encontra ainda hotéis com seu staff utilizando roupas da época e ainda nas ruas da cidade muita história que lhe remete ao período colonial do Brasil. E meio a tudo isso ainda existem igrejas que exibem a genialidade de Aleijadinho; minas de ouro exploradas com o pelos dos escravos; museus que contam a saga dos inconfidentes... O pano de fundo não poderia ser mais expressivo: as montanhas típicas das Gerais.

    Previsão do Tempo


    Possui uma área de 1 245,114 km².
    Altitude média: 1 116 metros. O ponto mais alto é o Pico do Itacolomi, com 1 722 metros.
    Rios: nascentes do Rio das Velhas, Piracicaba, Gualaxo do Norte, Gualaxo do Sul, Mainart e Ribeirão Funil.
    Clima: Tropical de altitude (Cwa, de acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger), característico das regiões montanhosas, com chuvas durante os meses de dezembro a março e geadas ocasionais em junho e julho.
    Vegetação
    Ouro Preto abriga campos rupestres, matas de Araucaria (Pinhais), florestas de candeias e possui grandes áreas remanescentes da Mata Atlântica. A vegetação predominante de Ouro Preto é o cerrado.
    Relevo
    O relevo varia muito: de Amarantina 700 (setecentos metros) aos mais de 1 600 metros em Antônio Pereira. O relevo acidentado não favorece as atividades agropastoris. Caracterizam-se as indústrias extrativas de minério e pedras.
    Topografia do Terreno
    Plano: 5% Ondulado: 40% Montanhoso: 55%

    Maiores Informações

     

    Ouro Preto - MG - CEP 35400 000
    Prefeitura Municipal:
    Praça Barão do Rio Branco 156 - Centro
    Tel: (0xx31) 3559-3285

    Secretaria Municipal de Turismo:
    Praça Tiradentes 41 (Câmara Municipal)
    Horário: das 08:00 às 17:00 h
    Tel: (0xx31) 3559-3269

    Secretaria Municipal de Turismo:
    Rua Cláudio Manuel 61
    Horário: segunda a sexta, das 09:00 às 18:00 h
    Tel: (0xx31) 3559-3287

    Posto de Informações Turísticas da Rodoviária:
    Horário: segunda a sexta, das 07:00 às 13:00 h
    Tel: (0xx31) 3551-5552
    Sinal de Telefonia Celular
    Vivo
    OI
    Claro
    TIM
    Hospitais:
    Santa Casa de Misericórdia
    Rua José Moringa 620 (perto do trevo do Itacolomi - bairro Bauxita)
    Funcionamento: 24h
    Tel: (0xx31) 3551-1133

    Unidade de Pronto Atendimento
    Rua Mecânico José Português s/n
    Funcionamento: 24h
    Tel: (0xx31) 3559-3255
    Trem da Vale (Maria Fumaça Ouro Preto - Mariana):
    Para maiores informações, horários e tarifas, acesse
    www.trensturisticos.fcasa.com.br
    Rodoviária:
    Rua Padre Rolim 661.
    Tel: (0xx31) 3559-3252