Logo tour Trips
Logo tour Trips

 





facebook tour Trips twittertour Trips

Tour Virtual 360 Igreja Matriz - Tiradentes - MG


    Sobre a Cidade

     

    Tiradentes não tem a grandiosidade barroca de Ouro Preto e de São João del Rei, mas é a mais charmosa das cidades históricas. Pode-se ver em suas ruas coloniais calçadas com pedras pés-de-moleque, as igrejas do século 18 chamam a atenção com o preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer. O cenário lindo e que já serviu de locação para filmes, seriados e novelas.

    As charretes, paradas e alinhadas no Largo das Forras, convidam a passear pela cidade com direito a paradas nos principais pontos e atrações, como o Museu Padre Toledo, a igreja Matriz de Santo Antônio(a mais bonita de Tiradentes com trabalhos atribuídos a Aleijadinho) de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Nossa Senhora das Mercês e o Chafariz de São José.

    Tiradentes a cada dia que passa vem deixando de ser um destino meramente histórico para se tornar um polo cultural, pois há quase dez anos é são realizados concorridos eventos, como a Mostra de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia

    Como se sabe, comer bem é uma das características marcantes de Minas Gerais. A tradicional comida mineira é servida na maioria dos restaurantes, que capricham nas receitas tradicionais e as incrementam com ingredientes como o ora-pro-nóbis, um tipo de folha que dá um gostinho todo especial ao frango e ao angu.

     

    Quando Ir ?

     

    Tiradentes pode ser visitada durante o ano inteiro, mas quem não quer saber de ruas cheias deve-se evitar datas festivas e principalmente o Carnaval. O movimento também é alto durante a Mostra de Cinema, com exibição de filmes nos centros culturais e nas praças, esse evento acontece normalmente no mês de janeiro. 
    Em épocas especiais de comemoração Cristã, por exemplo: Semana Santa, há procissões e encenação da Paixão de Cristo em algumas ruas - e em agosto, a cidade fica lotada de turistas por conta do Festival de Cultura e Gastronomia com degustações por toda a cidade

    O que Levar ?

     

    Uma viagem começa pelo planejamento, pois isso diminui o risco de ocorrer os imprevistos e acabar esquentando sua cabeça com probleminhas que poderiam ser evitados, lembre-se você está aqui para se divertir. Antes de qualquer coisa dê uma olhadinha na aba Previsão do Tempo de Tiradentes na época que você estiver pensando em viajar para cá; para que você tenha uma noção mais apurada de quais os tipos de vestimentas trazer consigo. Visto a Previsão do tempo, vamos sugerir a você o que colocar na mala:

    1) Procure levar algumas roupas mais sociais caso você queira conhecer alguns dos restaurantes disponíveis em Tiradentes.

    2) O look ideal para os passeios diurno na rua mesmo, são shorts e blusinhas frescas, tênis e biquínis.

    3) Lembre-se queTiradentes écercade por um muitos morros, e a noite normalmente esfria, por conta disso, então não se esqueça de trazer um casaquinho na mala, vai que...

    4) Para economizar espaço na mala, dê preferência para roupas que não amassam assim você não gasta com lavanderias que passam as roupas e ganha tempo, evite trazer roupas estampadas, pois elas te deixam identificável pois chama atenção e caso você precise repetir a peça vai ser um visual fácil de lembrar.

    5) Uma dica bem legal é sempre trazer roupas de cores neutras e que podem combinar entre si e com outras peças, assim você consegue monta outros visuais com poucas roupas, e economizar espaço na mala.

    6) Em sua mala de mão leve apenas os acessórios e itens básicos como repelente, máquina digital, medicamentos, protetor solar, entre outras coisas.

    O que Fazer ?

     

    Os programas feitos normalmente em Minas Gerais são Culturais e Históricos e Gastronomicos e em Tiradentes não poderia ser diferente, evidenciam as principais características da região: as riquezas históricas, Igrejas Cristãs, Artezanato, Charretes, Maria Fumaça, e o clima de cidadezinha do interior de Minas. Aconselhamos o passeio de charrete para mostrar o casario colonial, enquanto a caminhada pelas montanhas revela pedaços do passado. A cozinha não poderia ficar de fora e traz pratos tradicionais seguidos por deliciosos doces caseiros.

    Previsão do Tempo

    O município de Tiradentes localiza-se junto à Serra de São José, na margem direita do Rio das Mortes, e possui uma população de 6.859 habitantes, segundo dados do IBGE – 2008, distribuídos em uma área de 83km². Encontra-se a 199 km de distância da capital Belo Horizonte e faz limites com os municípios de Coronel Xavier Chaves, Prados e São João del Rei. Com um clima tropical de altitude,Tiradentes apresenta temperatura média anual bem agradável, ficando em torno dos 23°C.

     

    Maiores Informações

     

    • DDD 32
    • Informações Turísticas
    Largo das Forras, 71
    Tel: 3355-1212
    * Não deixe de conferir a programação cultural, uma vez que há exposições, mostras e concertos na cidade durante o ano todo
    • Rodoviária Praça Silva Jardim, s/n
    Tel: 3355-1100
    • Bancos
    Bradesco e Itaú