Logo tour Trips
Logo tour Trips

 





facebook tour Trips twittertour Trips

Tour Virtual 360 Parque Cremerie - Petrópolis - RJ


    Sobre a Cidade

    Ao começo da exploração pelos portugueses do que viria a ser o atual estado do Rio de Janeiro, algumas missões foram enviadas na direção das montanhas da Serra da Estrela. Naquele lugar, encontraram-se poucos índios dispersos, e o único recurso mineral apurado por ali foram algumas pedras de coloração esbranquiçada e consideradas sem valor. Entre 1722 e 1725, o sargento-mor Bernardo Soares de Proença, proprietário de terras em Suruí, abriu uma variante que encurtava e facilitava o trajeto do Caminho Novo que tinha sido aberto alguns anos antes.
    A história da cidade começa a configurar-se mais propriamente em 1822, quando Dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais pelo Caminho do Ouro, mais precisamente pelo Caminho do Proença ou Variante do Caminho Novo da Estrada Real, hospedou-se na fazenda do padre Correia e ficou encantado com a região. Tentou comprar as terras, porém sem sucesso. Por fim, adquiriu uma fazenda vizinha, a fazenda do Córrego Seco, que renomeou Imperial Fazenda da Concórdia, onde pretendia construir o Palácio da Concórdia. Hoje, a propriedade corresponde, com alguns acréscimos, à área do primeiro distrito de Petrópolis.
    Os planos do primeiro imperador não foram concluídos, mas Dom Pedro II continuou com os planos e em 1843 assinou um decreto pelo qual determinava o assentamento de uma povoação e a construção do sonhado palácio de verão, que ficou pronto em 1847. A partir de então, durante o verão, a cidade tornava-se a capital do Império com a mudança de toda a corte. Pedro II governou por 49 anos, e em pelo menos 40 verões permaneceu em Petrópolis, eventualmente por até cinco meses.


    Quando Ir ?

    Em um lugar tão aconchegante como Petrópolis, não existe uma data em especial para visitar a cidade, mas é obvio que por ser uma cidade serrana, deve-se dar preferência aos meses de inverno, onde se pode aproveitar aquele friozinho, com a amada(o) aos pés de uma lareira, tomando aquele vinhozinho, e aproveitando todas as atrações gastronomicas que a cidade oferece nesse período. Em outras épocas do ano tambéms pode-se aproveitar bastante a cidade por ter sua veia muito cultural e histórica existem diversos passeios e atrações para se visitar na cidade.

    O que Levar ?

    Uma viagem começa pelo planejamento, pois isso diminui o risco de ocorrer os imprevistos e acabar esquentando sua cabeça com probleminhas que poderiam ser evitados, lembre-se você está aqui para se divertir. Antes de qualquer coisa dê uma olhadinha na aba Previsão do Tempo de Petrópolis na época que você estiver pensando em viajar para cá; para que você tenha uma noção mais apurada de quais os tipos de vestimentas trazer consigo. Visto a Previsão do tempo, vamos sugerir a você o que colocar na mala:

    1) Procure levar algumas roupas mais sociais caso você queira conhecer alguns dos restaurantes disponíveis em Petrópolis.

    2) O look ideal para os passeios diurno de charretes ou na rua mesmo, são shorts e blusinhas frescas, tênis e um casaquinho sempre é bom.

    3) Lembre-se que Petrópolis é uma cidade de serra, e a noite normalmente esfria, por conta disso, então não se esqueça de trazer roupas de frio

    4) Para economizar espaço na mala, dê preferência para roupas que não amassam assim você não gasta com lavanderias que passam as roupas e ganha tempo, evite trazer roupas estampadas, pois elas te deixam identificável pois chama atenção e caso você precise repetir a peça vai ser um visual fácil de lembrar.

    5) Uma dica bem legal é sempre trazer roupas de cores neutras e que podem combinar entre si e com outras peças, assim você consegue monta outros visuais com poucas roupas, e economizar espaço na mala.

    6) Em sua mala de mão leve apenas os acessórios e itens básicos como repelente, máquina digital, medicamentos, protetor solar, entre outras coisas.

    O que Fazer ?

    História e natureza se misturam na principal cidade da serra fluminense, encravada na Serra dos Órgãos. A proximidade com o Rio de Janeiro fez com que a corte imperial encontrasse na cidade seu endereço de veraneio.
    O resultado foi a construção de palácios para abrigar a realeza. O principal deles - o Imperial - hoje transformou-se no Museu Imperial que exibe, entre tantos objetos e documentos, a coroa de D. Pedro II.
    Próximo dali, o Palácio de Cristal foi inspirado no Crystal Palace londrino.
    As lápides de importantes membros da realeza brasileira estão na gótica Catedral de São Pedro de Alcântara.
    Aventureiros sempre sobem a serra para fazer as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em especial a dura travessia até Teresópolis.


    Previsão do Tempo

    Petrópolis é uma cidade do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Ocupa uma área de 774,606 km², contando com uma população de 295 917 habitantes (2010), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O clima ameno, as construções históricas e a abundante vegetação são grandes atrativos turísticos.
    Além disso, a cidade possui um movimentado comércio e serviços, além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) e industrial. Fundada por iniciativa de dom Pedro II (seu nome vem da junção das palavras, em latim Petrus (Pedro) + em grego Pólis (cidade) ficando "Cidade de Pedro"), é constantemente chamada de "Cidade Imperial".
    Petrópolis é a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica, uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

    Dados Básicos de Petrópolis

    Estado: Rio de Janeiro
    Região: Sudeste
    População: 295 917 habitantes
    DDD: (24)

    Maiores Informações

    Serra de Petrópolis

    Petrópolis localiza-se no topo da Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos, a 845 metros de altitude média, sendo que a sede municipal está a 810 metros de altitude. Situa-se a 68 km do Rio de Janeiro.

    Clima

    O clima da cidade é o tropical de altitude, com verões úmidos e invernos secos. O índice pluviométrico é de aproximadamente 2 400 milímetros anuais. A temperatura é amena. A média anual fica em torno dos 19 graus centígrados. No mês mais quente, a temperatura média é de 23 graus centígrados e a média do mês mais frio é de 15 graus centígrados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura registrada foi -0,7 graus centígrados, no dia 2 de agosto de 1955 e a maior temperatura registrada foi 36,6 graus centígrados, no dia 6 de novembro de 2009. Há relatos de moradores sobre a ocorrência de neve em 1920, mas não há registros oficiais.

    Principais Distâncias de outras cidades

    - Belo Horizonte/MG: 380 Km
    - Brasília/DF: 1.080 Km
    - Rio de Janeiro/RJ: 65 Km
    - Salvador/BA: 1.660 Km
    - São Paulo/SP: 460 Km
    - Vitória/ES: 460 Km


    Economia

    A economia de Petrópolis é baseada no turismo (histórico e cultural) e no setor de serviços.
    Também merece destaque o comércio de roupas, fabricação de chocolate e cerveja, sobretudo nos polos da Rua Teresa e Itaipava, que atraem compradores (atacadistas e varejistas) de todo o país.
    Atualmente desenvolve-se o projeto do Distrito Industrial da Posse, que visa ao incentivo às indústrias no 5º distrito da cidade.
    Atualmente Petrópolis possui o 9o maior PIB do estado do Rio de Janeiro, na frente de cidades como Cabo Frio, Belford Roxo, Nova Friburgo, Teresópolis e Búzios.

    Educação

    O município abriga a Universidade Católica de Petrópolis, a Faculdade de Medicina de Petrópolis, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto e a Universidade Estácio de Sá, instituições de ensino superior particulares que oferecem diversos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) e também cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). O município abriga um dos polos de ensino do Centro de Ensino à Distância do Estado do Rio de Janeiro, um consórcio formado pelas instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. Este consórcio disponibiliza cursos de graduação gratuitos. O Laboratório Nacional de Computação Científica oferece cursos de mestrado e doutorado, gratuitos, nas áreas de computação, matemática, biologia, física e engenharias.

    Rodoviária
    Terminal Leonel Brizola Endereço: BR-040, Bingen Tel.: (24) 2249-9858

    Centro de Informações Turísticas
    Em Petrópolis, o turista encontra Centros de Informações Turísticas (CIT) em lugares estratégicos da Cidade Imperial: Palácio de Cristal, Pórtico do Quitandinha, Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, Praça dos Expedicionários ao lado do Teatro Municipal Paulo Gracindo, Praça Rui Barbosa e Itaipava. Informações sobre hotéis, restaurantes, passeios, compras, atrativos turísticos e outros serviços também podem ser obtidas por meio do Disque Turismo gratuito da cidade, basta ligar 0800-241516.

    Compras
    A Rua Teresa, conhecida como o maior shopping a céu aberto do Brasil, oferece o que há de melhor quando o assunto é roupas e acessórios da moda. No bairro Bingen encontra-se uma variedade de malharias, um pólo moveleiro, além de tecidos para estofados. Em Itaipava, há um grande número de lojas e shoppings recheados de artesanato local e roupas, além da infinidade de itens decorativos e antiquários que transformam o distrito num verdadeiro centro de compras.